RDC Brasil

RDC Brasil
CLIQUE NA LOGO E ACESSE O SITE DA RÁDIO RDC BRASIL

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL
CLIQUE NA FOTO E ACESSE O BLOG RDC NOTÍCIAS

1ª RÁDIO INDÍGENA

1ª RÁDIO INDÍGENA
Instalada por Itair/PLpT. em Ten Portela. Inaugurada por Lula em 19/04/2006.

Itair Linchim

Itair Linchim
Cabine de Comando - Aeronave Embraer 190

Páginas

Cientistas estudam conversão de CO2 em combustível

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cientistas estudam conversão de CO2 em combustível

O dióxido carbono é um dos principais responsáveis pelas alterações climáticas que se vivem actualmente, pelo que a hipótese de converter este gás num combustível útil através do recurso ao sol tem sido alvo de estudo por parte de químicos de todo o Mundo.

Caso esta tarefa seja exequível será possível passar a reciclar os gases que causam efeito de estufa e que são emitidos pela queima de combustíveis fósseis. Este trabalho também poderá criar novas técnicas para que futuras emissões a Marte gerem combustível para a sua jornada de retorno a partir do dióxido de carbono da atmosfera do planeta.

Comunidades de químicos têm procurado descobrir um método para tornar realidade a combustão de ciclo completo, transformando o CO2 de volta em hidrocarbonos úteis. Actualmente, investigadores da Universidade de Messina, Itália, desenvolveram uma técnica de eletrocatálise que, segundo eles, pode ser capaz de realizar a tarefa, uma vez que a conversão de CO2 em combustível se pode tornar uma possibilidade efectiva dentro em breve, basta realizar pesquisas adicionais.

Até ao momento, os cientistas reduziram quimicamente o CO2 para produzir hidrocarbonos com oito ou nove átomos de carbono utilizando um catalisador de partículas de platina e paládio confinadas em nanotubos de carbono. Esses hidrocarbonos podem ser transformados em gasolina e óleo diesel.

Para o efeito, os investigadores utilizaram luz do sol mais uma finíssima película de dióxido de titânio para funcionar como fotocatalisador de forma a dividir moléculas de água em oxigênio, mais protões e electrões. Estes foram conduzidos separadamente, por meio de uma membrana de protões e de fios, respectivamente, antes de serem combinados com CO2, mais o nanocatalisador para produzir os hidrocarbonos.

Embora o nanocatalisador produza duas ou três vezes mais hidrocarbonos do que um catalisador comercialmente viável, o processo converte apenas um por cento do CO2 a temperatura ambiente.

Cientistas acreditam que será possível melhorá-lo utilizando temperaturas mais elevadas e uma maior área superfical do catalisador. Também será necessário incrementar a eficiência da separação da água por energia solar.

Com a pesquisa correta, os investigadores acreditam que um reator eficiente alimentado por energia solar para converter CO2 em combustível poderá estar disponível dentro de uma década.

0 comentários: