RDC Brasil

RDC Brasil
CLIQUE NA LOGO E ACESSE O SITE DA RÁDIO RDC BRASIL

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL
CLIQUE NA FOTO E ACESSE O BLOG RDC NOTÍCIAS

1ª RÁDIO INDÍGENA

1ª RÁDIO INDÍGENA
Instalada por Itair/PLpT. em Ten Portela. Inaugurada por Lula em 19/04/2006.

Itair Linchim

Itair Linchim
Cabine de Comando - Aeronave Embraer 190

Páginas

EVENTO BRASIL-COREIA DO SUL NA UNISINOS

quinta-feira, 22 de setembro de 2011


22/09/2011 
Conectados por chips
Unisinos é pioneira na promoção de evento de ciência, inovação e tecnologia entre Brasil e Coreia do Sul
Texto: Paloma Rühee

 
A contagem agora é regressiva. Faltam menos de 30 dias para o início da 7ª edição do tradicional evento Pesquisando a Pesquisa que, em 2011, terá um foco internacional. O encontro, deste ano, traz o pioneirismo da Unisinos no lançamento 1º Fórum Brasil – Coreia do Sul em ciência, inovação e tecnologia.  De 17 a 19 de outubro, alunos, pesquisadores, professores, especialistas e estrangeiros estarão reunidos para debater a indústria dos semicondutores e a política de pesquisa e inovação dos dois países

A iniciativa de criar um fórum internacional surgiu durante uma das visitas do grupo da Unisinos à Coreia do Sul. “Na primeira missão que realizamos a Ásia, em outubro de 2010, ficamos impressionadas com o modelo de ciência, tecnologia e inovação dos coreanos. No segundo dia da nossa viagem, ao nos dirigirmos para a Sogang University, mencionei para o Pe. Marcelo que  precisávamos achar uma forma de aproximar e contagiar os pesquisadores da Unisinos, e do Brasil, com o que estávamos vendo ali. Foi então que surgiu a ideia de fazer esse fórum entre os dois países. Imediatamente, o reitor acrescentou que poderíamos inserir o evento no tradicional Pesquisando a Pesquisa. Validamos a sugestão com os demais colegas do grupo, e com representantes da embaixada brasileira na Coreia do Sul, e naquele mesmo dia já anunciamos o fórum na nossa visita à universidade coreana”, informou Alsones Balestrin, diretor da Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação. A presença de um grupo de professores da Unisinos, neste ano, no país asiático, por um período de aproximadamente cinco meses, permitiu que o evento tomasse forma.

A cadeia de semicondutores foi escolhida como tema central do fórum, por ser um ponto de convergência entre os dois países. Essa indústria tem se mostrado estratégica para o desenvolvimento do Brasil, e o fato da Coreia do Sul ser referência na área estimulou a parceria. A chegada da HT Micron, ao Parque Tecnológico São Leopoldo Tecnosinos, também foi um dos fatores que impulsionou a discussão voltada para a temática. Segundo o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unisinos, Guilherme Vaccaro, esse é um assunto primordial para o governo federal e consta, inclusive, no livro azul da conferência nacional de ciência, tecnologia e inovação. “Por ser uma indústria complexa, que requer muito conhecimento e estudos, o Brasil pode aproveitar essa possibilidade e apoiar a formação de joint-ventures, como a HT Micron, que trazem, de forma mais rápida, informações específicas sobre o tema. Também é importante criar institutos de pesquisa e prestação de serviços voltados para esse setor, como será o caso do Instituto de Semicondutores que a Unisinos já está implementando.”

Pesquisando a Pesquisa, que teve início em 2005, já reuniu centenas de pesquisadores, alunos e professores que debateram assuntos relacionados à conduta das pesquisas no país e na universidade.  Neste ano, os participantes terão a oportunidade de assistir a apresentação de trabalhos científicos, palestras e painéis relacionados às oportunidades e impactos no desenvolvimento de estudos de alta de tecnologia no Brasil e, ainda, poderão participar de uma rodada de negócios que estará sendo promovida entre empresários dos dois países. “O evento é mais uma etapa do bom relacionamento que a Unisinos estabeleceu com diversas universidades, centros de pesquisa e empresas do setor de semicondutores da Coreia do Sul. Conseguir a presença de coreanos aqui, é uma demonstração de interesse em estabelecer relações com o nosso país. E a nossa instituição tem a oportunidade de auxiliar e apoiar nessa aproximação. Também é um importante momento para compreender e aprender como a Coreia do Sul, em menos de 50 anos, atingiu um PIB per capita de cerca de US$20 mil, tornando-se um dos países mais importantes no mercado de semicondutores mundial”, acrescentou Vaccaro.

A cerimônia de abertura acontece em 17/10, às 19h, no Saguão da Biblioteca, com a presença de autoridades municipais e estudais, além do embaixador brasileiro na Coreia do Sul, Edmundo Fujita. No dia 18/10, a partir das 9h, começam as atividades do fórum. A primeira palestra irá trazer aos participantes um pouco da história da indústria de semicondutores no país asiático. Ainda serão debatidos temas relacionados a Tecnologias da Informação e Comunicação como agenda estratégica para o desenvolvimento brasileiro, as oportunidades e impactos da produção de semicondutores no Brasil, parcerias universidade-empresa na Coreia do Sul.

Os interessados em participar do fórum podem se inscrever pelo site www.unisinos.br/brasil-coreia . O evento é gratuito e aberto ao público em geral, porém as vagas são limitadas. Os alunos de graduação que participarem integralmente do encontro irão receber certificado de atividades complementares. 

0 comentários: