RDC Brasil

RDC Brasil
CLIQUE NA LOGO E ACESSE O SITE DA RÁDIO RDC BRASIL

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL
CLIQUE NA FOTO E ACESSE O BLOG RDC NOTÍCIAS

1ª RÁDIO INDÍGENA

1ª RÁDIO INDÍGENA
Instalada por Itair/PLpT. em Ten Portela. Inaugurada por Lula em 19/04/2006.

Itair Linchim

Itair Linchim
Cabine de Comando - Aeronave Embraer 190

Páginas

EMBRAER 190

segunda-feira, 27 de junho de 2011


Histórico

Após o sucesso alcançado pelos jatos regionais ERJ-145, a fabricante brasileira Embraer apostou no desenvolvimento de uma nova família de aeronaves, com capacidade entre 70 e 90 passageiros, ampliado depois para 118 passageiros, com o Embraer 195.
Optou-se por começar o desenvolvimento do zero, o que transformou os E-Jets, como são conhecidos, na primeira família desenvolvida após osBrasília, já que os ERJ são baseados na fuselagem destes.
Após o lançamento do Embraer 170 e do Embraer 175, chegou a vez do Embraer 190. Maior, mais longo e pesado que os irmãos mais velhos, a aeronave voou pela primeira vez em 2004, e foi homologada em agosto de 2005, e no mês seguinte, as primeiras entregas começaram, para a JetBlue, lançadora do tipo, e Air Canada.
Embora seja fabricado no Brasil, somente em 2008, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras se tornou a primeira companhia aérea nacional a utilizar os e-jets.
Em junho de 2008, a FAB encomendou dois Embraer 190 para o serviço de transporte de autoridades da Presidência da República, visando substituir os veteranos Boeing 737-200 FAB VC 96 [1].
Em abril de 2011 a holandesa KLM encomendou 05 aeronaves deste modelo, para entrega a partir de 2012.[2]
Os modelos Embraer 170Embraer 175 e Embraer 195 são seus "irmãos" menores e maiores.
Operador Brasileiro
O Embraer 190 no Brasil é utilizado pela Azul.[3]


Características



Embraer 190 no seu roll-out
É um birreator com fuselagem "double-bouble", quatro assentos por fileira, de dois a dois, concebido para maximizar o conforto dos passageiros.

[editar]Curiosidades

  • Sua designação original era ERJ-190 (Embraer Regional Jetliner), mas o fabricante optou pelo nome atual para desvincular a aeronave da aviação regional.
  • As aeronaves desta família são conhecidas como E-Jets.
  • Os jatos da Embraer são chamados no exterior de Jungle-Jets.
  • O formato da turbina desses E-Jets tem o mesmo formato da turbina do Boeing 737 (série 737-300, 737-400, 500 até a série 900).

[editar]Concorrentes

A nova família de aviões, os EMBRAER 170/190, tem como alvo o segmento de mercado voltado às companhias aéreas que necessitam de aviões de 70 a 110 passageiros. Nesse sentido, o Embraer 190 é concorrente direto das aeronaves Sukhoi Superjet 100 e Bombardier CRJ-900. Novos concorrentes planejam entrar no mercado, tal como o Mitsubishi Regional Jet MRJ 90.



Embraer 190
CWB Azul 04 2009 5566.JPG







Embraer 190 da Azul Linhas Aéreas Brasileiras
TipoAvião comercial
FabricanteFlag of Brazil.svg Embraer
Capacidade98/114 passageiros
Comprimento36,24 metros
Envergadura28,72 metros
Altura10,55 metros
Velocidade máxima900 (Mach 0,80) km/h


Lufthansa Regional E195LR.



0 comentários: