Histórico
Após o sucesso alcançado pelos jatos regionais ERJ-145, a fabricante brasileira Embraer apostou no desenvolvimento de uma nova família de aeronaves, com capacidade entre 70 e 90 passageiros, ampliado depois para 118 passageiros, com o Embraer 195.
Optou-se por começar o desenvolvimento do zero, o que transformou os E-Jets, como são conhecidos, na primeira família desenvolvida após osBrasília, já que os ERJ são baseados na fuselagem destes.
Após o lançamento do Embraer 170 e do Embraer 175, chegou a vez do Embraer 190. Maior, mais longo e pesado que os irmãos mais velhos, a aeronave voou pela primeira vez em 2004, e foi homologada em agosto de 2005, e no mês seguinte, as primeiras entregas começaram, para a JetBlue, lançadora do tipo, e Air Canada.
Embora seja fabricado no Brasil, somente em 2008, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras se tornou a primeira companhia aérea nacional a utilizar os e-jets.
Em junho de 2008, a FAB encomendou dois Embraer 190 para o serviço de transporte de autoridades da Presidência da República, visando substituir os veteranos Boeing 737-200 FAB VC 96 [1].
Em abril de 2011 a holandesa KLM encomendou 05 aeronaves deste modelo, para entrega a partir de 2012.[2]
Os modelos Embraer 170, Embraer 175 e Embraer 195 são seus "irmãos" menores e maiores.
- Operador Brasileiro
Características
É um birreator com fuselagem "double-bouble", quatro assentos por fileira, de dois a dois, concebido para maximizar o conforto dos passageiros.
[editar]Curiosidades
- Sua designação original era ERJ-190 (Embraer Regional Jetliner), mas o fabricante optou pelo nome atual para desvincular a aeronave da aviação regional.
- As aeronaves desta família são conhecidas como E-Jets.
- Os jatos da Embraer são chamados no exterior de Jungle-Jets.
- O formato da turbina desses E-Jets tem o mesmo formato da turbina do Boeing 737 (série 737-300, 737-400, 500 até a série 900).
[editar]Concorrentes
A nova família de aviões, os EMBRAER 170/190, tem como alvo o segmento de mercado voltado às companhias aéreas que necessitam de aviões de 70 a 110 passageiros. Nesse sentido, o Embraer 190 é concorrente direto das aeronaves Sukhoi Superjet 100 e Bombardier CRJ-900. Novos concorrentes planejam entrar no mercado, tal como o Mitsubishi Regional Jet MRJ 90.
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Tipo | Avião comercial |
Fabricante | ![]() |
Capacidade | 98/114 passageiros |
Comprimento | 36,24 metros |
Envergadura | 28,72 metros |
Altura | 10,55 metros |
Velocidade máxima | 900 (Mach 0,80) km/h |
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