RDC Brasil

RDC Brasil
CLIQUE NA LOGO E ACESSE O SITE DA RÁDIO RDC BRASIL

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL
CLIQUE NA FOTO E ACESSE O BLOG RDC NOTÍCIAS

1ª RÁDIO INDÍGENA

1ª RÁDIO INDÍGENA
Instalada por Itair/PLpT. em Ten Portela. Inaugurada por Lula em 19/04/2006.

Itair Linchim

Itair Linchim
Cabine de Comando - Aeronave Embraer 190

Páginas

Melhorando a comunicação entre as pessoas

terça-feira, 15 de junho de 2010

Pense em desenvolver uma estratégia de comunicação que transmita as informações mais importantes de uma maneira facilmente assimilável pelas pessoas.


Por Sonia Jordão

Muitas vezes precisamos comunicar nossos objetivos, tarefas e planos a outras pessoas. E isso deve ser feito com habilidade, para conseguirmos bons resultados.

Imagine-se como uma estação de rádio. Em algum lugar a transmissão está acontecendo, porém só vai captar aquela mensagem quem estiver com o rádio ligado e na mesma sintonia. Assim são as pessoas, nem sempre o que você fala é ouvido e compreendido.

Pense em desenvolver uma estratégia de comunicação que transmita as informações mais importantes de uma maneira facilmente assimilável pelas pessoas. Há pessoas que se comunicam melhor através da fala e outros através da escrita. Muitas vezes, mesmo que você seja um bom ouvinte e fale bem, precisará escrever as instruções para que o outro consiga assimilá-las bem e entendê-las.

Muitas vezes precisamos saber falar em público, veja algumas orientações para ter sucesso nestes momentos:

• Prepare-se bem e certifique-se de ter todos os recursos necessários à mão. Sempre que possível use imagens, porque uma imagem pode valer mais do que mil palavras.
• Seja claro. Tenha certeza de dizer algo que não seja: vago, ambíguo ou obscuro.
• Seja simples. Busque fazer com que as questões complicadas tenham as suas formas mais simples, porém, sem banalizá-las. Procure evitar também o uso de linguagem técnica de difícil assimilação.
• Ponha entusiasmo em sua mensagem, coloque vida nela. Se a mensagem for bem humorada, excitante, desafiadora e alegre, a equipe sentirá mais vontade de realizá-la.
• Lembre-se que a boa comunicação não se faz somente com a palavra. Ela se faz também pelo olhar, pelo gesto e pela postura.
• Observe se o volume da sua voz chega onde precisa, se todos ouvem o que você diz. Verifique, também, se você está posicionado no melhor local do ambiente.
• Preocupe-se com o seu visual. Vista - se elegantemente e com conforto, porém da maneira mais discreta possível. É importante chamar a atenção para o que vai falar e não para si mesmo.
• Seja natural, saber falar em público não significa ser um grande orador. Procure ser você mesmo.

Uma coisa importante ao falar é a capacidade de se expressar: quando a comunicação é bem feita o grupo se sente motivado a participar. Para que todos compreendam a mensagem, a pessoa que estiver comunicando deve levar em conta para quem se fala. A voz deve ser clara e com um volume adequado ao ambiente e ao tamanho do grupo, caso queira ressaltar algo, é conveniente aumentar seu volume. Sempre que possível procure variar a entonação; se você fala em um mesmo tom de voz, sua fala pode ficar monótona. Ser expressivo ajuda muito a captar a atenção dos ouvintes. Utilize recursos que possam atrair a atenção do grupo: como mover as mãos e braços, caminhar pela sala. Claro, que sem exageros. É fundamental olhar, com a maior tranqüilidade possível, para todos os ouvintes, focando cada pessoa que estiver presente, não olhe para uma só pessoa, evitando assim que alguém se sinta menosprezado e outros intimidados.

Embora a expressão verbal possa parecer a mais comum, continuamente nos comunicamos através de gestos, expressões faciais, movimentos das mãos, postura e expressão corporal, para que se atinja o fim pretendido.


Sobre o Autor: 
Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora.
Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? - Como deixar de ser um líder explosivo” e “E agora, Lívia? – Desafios da liderança”.
Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecerlideranca.com.br e www.umnovoprofissional.com.br
E-mail: tecer@soniajordao.com.br
Leia Mais

Energia: Intestinos dos cupins podem ter solução para energia no mundo

sábado, 5 de junho de 2010

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/04/2005


"Os intestinos dos cupins poderão salvar o planeta." Essa curiosa afirmação poderia facilmente passar por uma brincadeira. Mas a coisa muda de figura quando se verifica que ela foi feita pelo cientista Steven Chu, Prêmio Nobel de Física de 1997, durante uma das mais importantes conferências de Física do mundo, que está se realizando em Warwick, Inglaterra.


O Dr. Chu está tentando criar um esforço mundial entre os cientistas, na busca de uma nova fonte de combustível que não seja danosa ao meio-ambiente. Falando para algumas das mentes mais brilhantes do mundo, ele explicou como está fazendo sua parte: estudando os intestinos dos cupins. A escolha de tão peculiar objeto de pesquisa, obviamente não foi por acaso.


O intestino dos cupins é o local onde a própria natureza resolveu um problema crucial, que hoje aflige a humanidade: a geração de uma fonte de energia neutra em carbono. Os intestinos dos cupins recebem a celulose, um material não digerível, e a convertem para etanol, hoje tido como um dos combustíveis mais versáteis e promissores para figurarem como uma fonte de energia ambientalmente correta para o futuro.


A pesquisa se mostrou tão interessante que 56 outros pesquisadores já se juntaram à equipe do Dr. Chu, no Laboratório Lawrence Berkeley, Estados Unidos.


Os Estados Unidos subsidiam os agricultores para que eles plantem milho para a produção de etanol. Mas o balanço dessa equação é largamente negativo, devido ao fato de que o processo não é neutro em termos de geração de carbono. "Do ponto de vista do meio-ambiente," explicou o Dr. Chu," teria sido melhor se nós tivéssemos simplesmente queimado petróleo."


"Mas fontes de energia neutras em carbono são um objetivo alcançável. Uma população mundial de 9 bilhões de pessoas, previsto como sendo o pico a ser alcançado, poderia ser alimentada com o cultivo de menos do que um terço da área agricultável do planeta. Uma parte da área restante poderia ser destinada ao cultivo de grãos para geração de energia. Mas a maioria de toda a matéria das plantas é celulose - um combustível sólido e de baixa eficiência, tão futurístico quanto queimar lenha. Se os cientistas puderem converter a celulose em combustíveis líquidos, como o etanol, os problemas mundiais de oferta e armazenamento de energia poderiam ser resolvidos de uma tacada só."


É aí que entram os cupins. Um bilhão de anos de evolução produziu uma fábrica de alta eficiência na transformação de celulose em etanol, muito superior a qualquer coisa que a mais alta tecnologia atual possa vislumbrar. A idéia do Dr. Chu é justamente descobrir o processo que se passa nos intestinos dos temidos insetos, reproduzir esse processo de forma artificial e resolver o problema energético mundial.


Financiamentos imensos são disponíveis para curar as "doenças dos ricos", tais como câncer e enfermidades diversas do coração, afirma, contundente, o professor Chu. "Se não conseguirmos curar o câncer nos próximos 50 anos, será trágico, mas a vida irá continuar. Mas se nós não conseguirmos desenvolver uma fonte de energia neutra em carbono, a vida irá mudar para todo mundo."
Leia Mais